NOVA CASA

NOVA CASA
Livros&Companhia vira TempoiEspaço

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

NA SEMANA DA CIÊNCIA NA ESDS


Quando lá de fora ainda cheiram ecos dos incêndios na Austrália e cá dentro o Departamento C convoca toda a escola a afinar a sua cultura científica, o nome de BILL BRYSON surge como uma referência oportuna. Porque, na sua vasta literatura de viagens, escreveu sobre a Austrália – NA TERRA DOS CANGURUS - . Porque a ciência também está no seu rol de títulos publicados – UMA BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO -. A escrita é, para este jornalista americano, o próprio mundo, onde cabem todos os géneros, desde a literatura de viagens à ciência, passado pela própria literatura, tudo servido com uma linguagem pitoresca e fluente, para devorar num trago.
NA TERRA DOS CANGURUS lê-se, efectivamente, num trago, como de um romance se tratasse, misturando apontamentos sobre história e geografia da Austrália e o quotidiano da sua gente. É o sexto país-ilha-continente do mundo e o mais quente, ressequido, estéril, plano e seco, povoado por perigosos predadores, e onde a vida teima em florescer. Segundo as palavras do autor, no final do livro: “A Austrália está na sua maior parte vazia e está muito distante. A sua população é reduzida e o seu papel no mundo é, consequentemente, periférico. Não tem golpes de estado, pescas excessivamente desenfreadas, não arma déspotas desagradáveis, não cultiva coca em quantidades provocadoras, nem faz sentir o seu peso em redor de uma forma impertinente e indecorosa. É estável, pacífica e boa. Não precisa de ser vigiada e, portanto, não o fazemos. Mas digo-vos isto: o prejuízo é inteiramente nosso. É que a Austrália é um lugar interessante. É mesmo.”
Aqui fica o convite para conhecer este país ou ler o livro ou descobrir este viajante do mundo. Por que não começar pela UMA BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO, ao dispor de quem o quiser requisitar na biblioteca da ESDS. A leitura oportuna nesta semana da CIÊNCIA.

Sem comentários: