sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
P3 - FCG - ORQUÍDEAS NEGRAS de Gillian Slovo
O livro que escolhemos apresentar, no âmbito do projecto P3 financiado pela Fundação C. Gulbenkian, é “Orquídeas Negras” de Gillian Slovo. Esta autora nasceu na África do Sul, filha de duas figuras de relevo no que diz respeito ao Apartheid, tem várias obras para além desta publicada e vive presentemente em Inglaterra.
Esta história passa-se no século XX, em Ceilão e em Inglaterra. Conta a história de Evelyn, uma jovem mulher proveniente de uma arruinada família inglesa, cujo traço mais marcante é a rebeldia. É devido a essa característica que acaba por conhecer Emil, o herdeiro de uma riquíssima família local. Os dois apaixonam-se e casam, apesar da oposição da família dele. A sua relação começa a deteriorar-se quando decidem mudar-se para Inglaterra, já na companhia do filho, Milton, pois nos anos 50 as famílias com membros de diferentes raças não eram bem vistas, apesar de, neste caso, o desprezo que os ingleses nutriam pela pequena família ser mais velado, devido à fortuna que Emil trouxe consigo.
Apesar de ter um início tradicional, o final já pode ser considerado assim: não temos o desenlace de conto de fadas que vemos ainda em muitas obras, antes algo mais realista e, talvez para alguns, menos reconfortante.
Opinião de Joana Saraiva: O livro está bem escrito, mas não é, de todo uma grande obra. Foi útil para criar uma ideia da vida em Ceilão e na Inglaterra, na primeira metade do século XX, mas esse é o seu único atractivo, no que me diz respeito, pois a história não está tão bem escrita que se preste a ser lida e relida, não sendo, portanto, o meu ideal de leitura para passar o tempo.
Opinião de João Gomes: O livro é bom, está bem escrito e é de fácil leitura, por isso, aconselho-o a quem gosta, e tem como actividade de lazer a leitura, uma boa opção de leitura recreativa.
Joana Saraiva, nº14
João Gomes, nº 16
12ºB
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário