NOVA CASA

NOVA CASA
Livros&Companhia vira TempoiEspaço

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

P3 / 12ºC - O REINO DO PRAZER - Jonathan Balcombe



Será que os animais se alimentam apenas para sobreviverem ou será que sentem prazer ao comerem? Será que preferem determinados alimentos a outros? Será que brincam? Será que apenas fazem sexo para se reproduzirem ou será que sentem realmente prazer? Será que se masturbam e sentem prazer nisso? Será que os animais distinguem entre amor e sexo? Será que sentem ternura e afecto?
Ao longo deste livro, Jonathan Balcombe, cientista e consultor independente, leva-nos a descobrir aspectos fascinantes sobre as mais diversas espécies, desde gaivotas, tartarugas, trutas, golfinhos, chimpazés, ratazanas, vacas, iguanas, cães, rãs, elefantes, papagaios, peixes koi, focas, gatos, cangurus, girafas, chapins, lontras, e por aí fora, a lista é enorme.
O livro encontra-se organizado em três partes: Porquê o prazer animal (onde são abordados os pressupostos para se afirmar que os animais sentem prazer), Qual prazer animal (onde o autor explica os diferentes campos em que os animais podem sentir prazer) e Do prazer animal (onde a ideia principal do livro é colmatada com mais alguns exemplos).
Para nos exemplificar que os animais realmente sentem prazer no seu dia-a-dia, o autor aborda diversos temas como a comida, o amor, o tacto, a brincadeira e o sexo, falando de processos de adaptação de algumas espécies que conferem prazer a outras, como é o exemplo das orquídeas, e do companheirismo demonstrado por pássaros e cães.
Baseando-se em inúmeros exemplos e evidências facilmente observáveis no nosso dia-a-dia, Balcombe consegue assim cativar e levar-nos a ter uma nova perspectiva sobre um tema “tabu” bastante interessante mas ainda bastante desconhecido – as emoções dos animais e os seus comportamentos.
Inês Lopes e Patrícia Romeiro - 12ºC

1 comentário:

Paulo Renato Parreira disse...

Parabéns à Inês e Patrícia por terem aceite este desafio de leitura científica.

O comportamento animal é uma das áreas da biologia que menos divulgação tem na comunidade. Com esta obra e com descrições do autor que nos fazem entrar no mundo animal e vegetal, percebemos que não somos só nós que temos emoções e que muitos comportamentos tidos não são por acaso.

Aconselho vivamente a leitura deste livro de divulgação científica.