NOVA CASA

NOVA CASA
Livros&Companhia vira TempoiEspaço

domingo, 3 de janeiro de 2010

P3/10ºH - GUIA DA HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA


Olá! Somos a Lívia e a Cátia do 10ºH e fizemos este resumo sobre o livro que optamos por apresentar no âmbito do projecto P3. O livro em questão foi o Guia de História da Arte Contemporânea, editado pela Editorial Presença, e cuja autora é Silvia Ferrari, formada em história da arte.
Nós optámos por ler este livro pois pertencemos a uma turma de Artes Visuais e pensámos em conjugar a nossa área com o projecto implementado pelo BECRE, a fim de informar os nossos colegas da ESDS, da existência de tal Guia, procurando despertar neles o seu interesse pelo tema. Ver MAIS do nosso registo no 1º comentário.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Guia de História da Arte Contemporânea é um livro que fornece-nos pequenos resumos sobre os Grandes Movimentos da Arte Contemporânea, incluindo informações sobre a Pintura, a Escultura, a Arquitectura e, ocasionalmente Cinema e Fotografia.
O livro está organizado cronologicamente e os Movimentos estão inseridos em capítulos/temas, como por exemplo “O início da vanguarda” e “O período entre as duas guerras”. No início de cada capítulo existe uma barra cronológica com os principais acontecimentos desse período. Devido à organização do Guia podemos facilmente perceber o contexto histórico dos vários movimentos artísticos e através de uma leitura exaustiva (até porque a escrita do Guia não é, infelizmente, de todo acessível) perceber os vários processos e acontecimentos que lhes deram origem. O Guia é também ricamente ilustrado de forma cronológica, salvo raras excepções, permitindo que conheçamos não só a evolução da obra artística dentro de cada movimento, como também as suas principais características, técnicas e suportes utilizados.
À parte dos movimentos artísticos existe um capítulo muito interessante designado “À margem do texto”. Neste capítulo a autora procura explorar os papéis dos artistas na arte contemporânea (o artista boémio, revolucionário, professor, actor…), dar a conhecer a evolução das técnicas e viajar à descoberta de vários museus de arte contemporânea da Europa e dos Estados Unidos, exercendo a função de guia cultural.
Está ainda anexo a este guia um capítulo da autoria de Cristiana Azevedo Tavares: “As artes plásticas em Portugal no século XX”. Tal como o nome indica, este texto analisa os vários acontecimentos do século passado (a instauração da República, o Estado Novo, a revolução do 25 de Abril, a descolonização…) e a consequente evolução da Arte Contemporânea.
Este livro possui no início um Índice dos capítulos e respectivos Movimentos, seguido de uma pequena introdução. No fim do livro existe um “Convite à leitura” onde estão listados vários livros que o leitor poderá ler para aprofundar o seu conhecimento sobre as correntes artísticas mencionadas no Guia. Por fim, existe um Índice Onomástico onde estão listados os nomes dos diversos artistas e as páginas onde são mencionados no livro. Este índice é muito prático pois permite que alguém que precise de informações sobre determinado artista, mas não saiba ao certo o movimento artístico em que este está inserido, possa através do seu nome, aceder a informações sobre as suas obras.
Lívia e Cátia - 10ºH