quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
P3 - FCG - O RELATÓRIO DE BRODECK de Philippe Claudel
O Relatório de Brodeck retrata a história de um homem marcado pelo passado e que vive entre os seus medos e recordações.
A acção centra-se na chegada de um estranho visitante à aldeia, ninguém sabe de onde veio nem o que quer. Este facto desagrada aos seus habitantes pois este espelha as suas personalidades, tal facto conduz ao homicídio do visitante, ficando Brodeck encarregue de redigir o relatório que os iliba.
É a partir deste que o autor cria um paralelismo entre o passado e o presente, de modo a conhecermos as personagens e assim justificar os seus comportamentos.
Claudel transporta-nos para uma atmosfera de profunda depressão com os relatos da experiência de Brodeck nos campos de concentração, evidenciando e questionando o carácter e o limite da crueldade humana.
O autor despede-se de forma magistral, já que após de arrastar o leitor para as “trevas”, mostra a luz ao fundo do túnel, a esperança, sendo este o verdadeiro valor que encaminha o Homem na sua vida.
É neste seguimento que surge a essência da obra, concluindo que em plena “escuridão” existe sempre a “luz”.
Marina Silva e David Carvalho - 11ºL
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá, eu li este livro magnífico que consegue retratar mesmo como a mente humana por mais racional que seja, em determinadas situações comporta-se como verdadeiros animais...
Enviar um comentário