NOVA CASA

NOVA CASA
Livros&Companhia vira TempoiEspaço

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

P3 - FCG - O MONTE DOS VENDAVAIS de Emily Bronte



A história começa em 1801 com a chegada do Sr. Lockwood, um escritor que pretende afastar-se da confusão da cidade, à Herdade dos Tordos, situada em Yorkshire. A Herdade fora alugada a Heathcliff, dono desta e também do Monte dos Vendavais, casa situada nas redondezas. Ao visitar o Monte dos Vendavais, Lockwood é tratado de uma forma fria e rude pelos habitantes desta, cuja relação entre eles Lockwood não entende. Após a tentativa de voltar à Herdade e sendo atacado pelos cães de guarda do Monte dos Vendavais, Lockwood é forçado a passar a noite nos Vendavais. No quarto que lhe foi atribuído ele encontra um diário pertencente a uma rapariga chamada Catherine Earnshaw que através da leitura de um dos episódios presentes neste descobre ser uma amiga de infância íntima de Heathcliff. Após ter adormecido, Lockwood tem um pesadelo em que o fantasma de Catherine aparece na janela do quarto em que este se encontra implorando para este a deixar entrar. Ao lutar para a manter fora do quarto, Heathcliff, tendo despertado com os gritos de Lockwood entra no quarto e ao ouvir o fantasma de Catherine pede ao Sr. Lockwood que abandone o quarto e ao sair este ouve-o a dizer ao fantasma para que entrasse com o maior dos carinhos.
Na manhã seguinte, após voltar à Mansão dos Tordos, Lockwood questiona a governanta, Nelly Dean sobre a história de Heathcliff, Catherine e do Monte dos Vendavais. Nelly torna-se no narrador da história e começa a sua narração retornando 30 anos antes, quando Heathcliff era um simples cigano das ruas de Liverpool e fora trazido para o Monte dos Vendavais pelo seu dono na altura, o Sr. Earnshaw que o criou e educou como se Heathcliff fora seu filho. Ambos os filhos de Earnshaw, Catherine e Hindley inicialmente rejeitaram Heathcliff, porém Catherine e Heathcliff tornaram-se inseparáveis. O seu irmão, Hindley continuava a odiar e a abusar, psicologicamente, Heathcliff e também a vê-lo como se este fosse um rival em relação à relação com o seu pai. Quando o Sr. Earnshaw morre três anos mais tarde, Hindley está casado com uma mulher chamada Frances e torna-se o dono do Monte dos Vendavais. Este continua a abusar de Heathcliff obrigando-o a trabalhar como criado. Catherine torna-se amiga da família Linton, residente na Herdade dos Tordos que mudam radicalmente a sua personalidade. Catherine é atraída pelo cavalheiro e jovem Edgar Linton, de quem Heathcliff imediatamente desgosta.
(Continua nos comentários 1 e 3)
Bárbara Pereira e Sandrina Pereira - 10ºH

3 comentários:

Bárbara e Sandrina disse...

Um ano mais tarde, a mulher de Hindley morre de Tuberculose, pouco tempo após ter dado à luz a seu filho, Hareton. Hindley cai no vício da bebida e torna-se numa pessoa perigosa e violenta chegando ao ponto de mandar Hareton pelas escadas abaixo sendo salvo por Heathcliff. Dois anos depois Catherine concorda em casar com Edgar. Nelly sabe que isto irá devastar Heathcliff e este ouve a Catherine a dizer que seria algo de impossível casar com ele e explode por completo fugindo do Monte dos Vendavais sem ter ouvido a declaração que Catherine fez após ter dito que nunca casaria com ele pois tal como ela afirma “Eu sou Heathcliff”. Catherine, ao se aperceber que Heathcliff a deixara, desespera por completo e é atingida por uma febre inexplicável. A atenção dada por Edgar a Catherine volta a pô-la novamente saudável e alguns anos depois casam-se por fim. Edgar e Catherine vivem aparentemente felizes e sem preocupações até ao retorno de Heathcliff cujo tem a intenção de destruir aqueles que o impedem de estar com Catherine. Heathcliff tornara-se na sua ausência misteriosamente muito rico e surge um problema pois o bêbado e inconsciente Hindley não consegue pagar a Heathcliff os empréstimos feitos anteriormente levando Heathcliff a tornar-se o dono do Monte dos Vendavais após a morte de Hindley. Ao tentar arruinar Edgar, Heathcliff casa com a imã deste, Isabella que o põe numa posição para poder herdar a Herdade dos Tordos após a morte de Edgar.
Catherine, inicialmente está deveras feliz por poder ver Heathcliff novamente, mas fica bastante doente após uma severa discussão com Heathcliff em relação a Isabella mas acabam por se reconciliar poucas horas antes da morte de Catherine, voltando a surgir os sentimentos que tinham um pelo outro. Catherine morre após dar à luz à sua filha a quem foi chamada Catherine ficando com a alcunha de Cathy. Heathcliff torna-se mais amargo e vingador em relação àqueles que o rodeiam. Isabella foge um mês depois e após a sua fuga dá à luz a Linton e por volta dessa altura Hindley morre tomando então Heathcliff a posse do Monte dos Vendavais e educando o filho de Hindley, Hareton negligentemente como vingança da forma como Hindley o tratara no passado quando Heathcliff fora adoptado pelo Sr. Earnshaw. Heathcliff escolhe também ignorar quaisquer emoções paternais para que pudesse degradar ainda mais Hareton tal com Hindley lhe haverá feito, vingando-se assim dele.
Doze anos mais tarde, Isabella encontra-se prestes a morrer e pede a Edgar para educar o seu filho e de Heathcliff, Linton porém, Heathcliff descobre e pega na criança débil e mimada e leva-a para o Monte dos Vendavais.
(Continua no comentário 2)
Bárbara Pereira e Sandrina Pereira

biblioteca.esds@aeds.pt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbara e Sandrina disse...

Heathcliff não gosta de nada no seu filho, apenas o facto de o poder manipular a possuir o território dos seus inimigos. Cathy acompanhada por Nelly e Linton por Hareton encontram-se enquanto Cathy está a andar a cavalo. Linton trata Hareton apesar de este ser instruído com o mesmo desrespeito que seu pai, acreditando que Hareton é um imbecil. Nelly reconhece Hareton relembrando-se de como este era amável e alegre, Catherine no entanto sente pena de Linton não reparando em Hareton. Heathcliff serve-se do seu filho para atrair Catherine ao Monte dos Vendavais mas Edgar prevê que tudo era outro esquema de vingança de Heathcliff proibindo-a assim de lá ir e como Catherine é doce e cumpridora, ao contrário da sua mãe, cumpre as ordens do pai, mas quando esta recebe notícias de que Linton se encontra doente recusa-se a ficar em casa e foge para o Monte dos Vendavais para verificar se este se encontra mesmo doente e se existe alguma maneira de ela o ajudar. Heathcliff tenta então de persuadir Cathy a casar com Linton e com o aumento da fraqueza de Linton, Heathcliff prende Cathy no Monte dos Vendavais e obriga-os a casarem-se. Pouco depois Edgar Linton morre seguido de Linton Heathcliff o que deixa Cathy viúva e prisioneira de Heathcliff no Monte dos Vendavais pois este tornara-se dono das duas propriedades. Neste ponto da narrativa segue-se a chegada de Lockwood à Herdade e até ao momento presente. Chocado Lockwood retorna a Londres apercebendo-se de que tinha feito uma má escolha respectivamente a mudar-se para fugir ao caos.
Durante a ausência de Lockwood, como lhe é contado por Nelly ao retornar à Herdade muitas mudanças aconteceram e finalmente parecia que a paz havia chegado a Yorkshire. Cathy tornara-se novamente mais simpática e acabara por se tornar tão íntima para o seu primo Hareton como a sua mãe havia sido para com Heathcliff. Ela ensina-o a ler e ele torna-se mais amável contraditoriamente ao que era quando educado por Heathcliff e quando Heathcliff é confrontado pelo amor de Cathy e Hareton e atacado psicologicamente por Hareton cujo tinha a intenção de proteger Cathy, sofre de uma doença mental e começa a ver o fantasma de Catherine novamente acabando por fim de se vingar e acaba por morrer à fome, pois não comera nada durante 4 dias. Nelly diz ter descoberto o corpo de Heathcliff estando este deitado na cama rígido e sereno com a janela aberta e estando a chover torrencialmente encharcando por isso Heathcliff. Apenas Hareton esteve de luto pela morte de Heathcliff e Heathcliff fora enterrado tal como pedira, ao lado de Catherine no cemitério, com a campa de Edgar no outro lado de Catherine.
Lockwood despede-se de Nelly e no caminho para casa visita as campas reparando na paz do cemitério algo que nunca acontecera anteriormente.
Bárbara Pereira e Sandrina Pereira